Quais os tipos de cistos hepáticos?
Quais os tipos de cistos hepáticos?

Quais os tipos de cistos hepáticos?

Os cistos hepáticos são causados por diferentes agentes etiológicos. No artigo de hoje, conheça melhor os mais frequentes e cada uma de suas manifestações.

O que são cistos hepáticos?

Os cistos hepáticos são tipos de bolhas preenchidas por líquido que ocorrem no fígado.. Sua formação tanto pode ser congênita – ou seja, já nascer com a pessoa – como se desenvolver ao longo do tempo. O seu desenvolvimento é extremamente lento

É comum que o diagnóstico seja tardio, devido ao aspecto assintomático da formação. Ou seja, são identificados tardiamente por geralmente não provocarem sintomas.

Quais são os tipos de cistos hepáticos

Os mais comuns são os cistos simples, os  hidáticos e os neoplásicos. Conheça melhor cada um deles abaixo:

Cisto simples

Este tipo de cisto hepático é o mais comum

Seu tamanho, na maioria das vezes, é inferior a 5 cm.

O cisto simples não costuma apresentar sintomas. Além disso, geralmente não causa complicações e o tratamento não é necessário.

Cisto hidático

O cisto hidático é decorrente da ação de um parasita chamado equinococo. Estes entram no organismo graças à ingestão de água e alimentos contaminados. Uma vez dentro do corpo, estes microorganismos se alojam no fígado. Lá, conforme crescem, desenvolvem os cistos.

Este tipo de cisto hepático pode provocar sintomas, como por exemplo dor no lado direito do abdome, além de inchaço abdominal.

O tratamento mais recomendado é a cirurgia para remoção do cisto. 

Cisto neoplásico

Este é considerado o cisto hepático mais raro e pode ser benigno (cistoadenoma) ou maligno (cistoadenocarcinoma).

Normalmente são múltiplos e de maior diâmetro. 

O cisto neoplásico, assim como o hidático, também apresenta sintomas. Os mais comuns são dor no abdome, febre e sensação de fadiga. O tratamento é cirúrgico. 

Consulte um médico especialista

No caso de sentir reações que possam indicar a presença de cistos hepáticos, agende uma consulta e receba atendimento especializado.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta