Qual o tratamento para Vesícula Biliar calcificada?

O tratamento para vesícula biliar calcificada é dificultado pelo fato desta condição geralmente não apresentar sintomas. Afinal, as pessoas procuram atendimento médico apenas quando sentem alguma dor ou desconforto. No artigo de hoje, vamos entender melhor esta doença e abordar a forma adequada de tratar esta condição.

O que é vesícula biliar calcificada?

É importante saber exatamente o que é esta doença, antes de falarmos sobre o tratamento da vesícula biliar calcificada.

A vesícula biliar é um órgão que auxilia na digestão de alimentos gordurosos, quando estes passam pelo trato digestivo. Para isso, o órgão lança no organismo a bile armazenada em seu interior – que é produzida pelo fígado. A bile é uma solução formada por diversas substâncias, como sais biliares, água, bilirrubinatos e colesterol.

Em alguns casos, a bile pode acabar sofrendo uma saturação dos sais biliares, promovendo a formação de cálculos (pedras). Estes, por sua vez, podem levar à inflamação da vesícula que, quando não tratada, pode evoluir para uma obstrução do ducto cístico.

Esta inflamação, também conhecida como colecistite, quando não tratada, pode resultar em calcificações na parede do órgão. É desta maneira que se forma a vesícula biliar calcificada, ou vesícula de porcelana.

Uma condição considerada rara, é diagnosticada em apenas 0,06% a 0,08% dos casos.

Tratamento da vesícula biliar calcificada

Como dissemos no início, esta condição não costuma apresentar sintomas, o que acaba por dificultar seu tratamento. Isso só reforça o quanto é importante manter o hábito de realizar exames de rotina, para identificar qualquer alteração no organismo.

O tratamento para a vesícula biliar calcificada é cirúrgico, consistindo na remoção do órgão. Pode parecer uma solução drástica, mas na verdade é a melhor saída, visto que o corpo humano pode viver normalmente sem este órgão.

A cirurgia para remoção como tratamento para vesícula biliar calcificada, ou colecistectomia, pode ser realizada de duas formas. Geralmente, a alternativa mais indicada é a laparoscopia, mas em casos onde existem complicações, a cirurgia tradicional (aberta), pode ser utilizada.

Atenção!

Se você sofre desta condição, entre em contato e receba, o quanto antes, atendimento médico especializado. Isso é muito importante, pois esta doença pode levar a quadros graves, e favorecer o surgimento do câncer de vesícula. Portanto, o ideal é realizar o tratamento assim que o diagnóstico for confirmado.