A Síndrome pós-colecistectomia corresponde à persistência de sintomas abdominais após a colecistectomia. Ela ocorre na minoria dos pacientes que tiveram a vesícula removida. A remoção da vesícula, órgão que armazena bile, normalmente tem poucos efeitos adversos sobre a função do trato biliar.
O que é colecistectomia?
A colecistectomia consiste na cirurgia de remoção da vesícula biliar. Costuma ser uma intervenção frequente e de baixa mortalidade.
Na maior parte dos casos, a vesícula biliar é retirada por laparoscopia através de pequenos orifícios no abdômen, permitindo uma recuperação fácil e rápida do paciente. Em raríssimos casos pode ser necessário recorrer à cirurgia convencional, através de uma incisão no abdômen.
A Laparoscopia
A cirurgia laparoscópica também é conhecida como cirurgia por vídeo ou cirurgia minimamente invasiva. Esse termo refere-se à via de acesso que o cirurgião utiliza para fazer a operação. São pequenas incisões através das quais se introduz uma câmera especial de vídeo e o instrumental cirúrgico
Causas da síndrome pós-colecistectomia
A Síndrome pós-colecistectomia pode ser desencadeada por uma série de fatores relacionados à doença biliar tratada pela cirurgia bem como a outras doenças sem relação alguma com o procedimento.
Os fatores relacionados à doença biliar são:
- Cálculos residuais no colédoco
- Ducto cístico retido
- lesão da via biliar principal
- Discinesia biliar (disfunção do esfíncter de Oddi)
- Papilite estenosante
- Estenose da via biliar
Outras doenças que causam a Síndrome Pós-colecistectomia
- Úlcera péptica
- Pancreatite
- Hepatite
- Síndrome do intestino irritável
- Diverticulite
- Doenças do esôfago
- Doenças psicosomáticas
- Etc
Sintomas
Alguns sintomas da Síndrome pós-colecistectomia:
- dor na região direita do abdômen
- febre alta
- diarreia
- falta de apetite
- enjoo e vômito
- pele e olhos amarelados
Tratamento
O tratamento para a Síndrome pós-colecistectomia depende da causa. Nos casos em que a origem dos sintomas está relacionada à doença biliar, o tratamento mais utilizado é realizado pela via endoscópica. Trata-se de uma endoscopia especializada em que diversos tipos de procedimentos sobre a via biliar podem ser realizados, desde uma esfincterotomia até a exploração e inserção de próteses.
Nos casos em que a síndrome pós-colecistectomia é causada por outras doenças, o tratamento é específico para elas.
Quer saber mais sobre doenças do aparelho digestivo? Acesse meu blog e saiba mais.