Sintomas da Adenomiomatose da vesícula biliar
Sintomas Adenomiomatose da vesícula biliar

Sintomas da Adenomiomatose da vesícula biliar

Caracterizada pelo crescimento de parte do revestimento interno (mucosa) da vesícula biliar, a Adenomiomatose causa o aumento da espessura da camada muscular do órgão. No post de hoje, iremos falar sobre quais são os sintomas da Adenomiomatose da vesícula biliar.

 

Quais os sintomas da Adenomiomatose da vesícula biliar?

A verdade é que, na maioria das vezes, pacientes com esse quadro não apresentam sintomas, pois ela é uma doença extremamente silenciosa. Contudo, os sintomas podem ocorrer em raros casos. 

Sendo assim, pacientes que apresentam sintomas podem sentir dor na parte superior do abdômen, que irradia para a parte superior do tórax ou costelas. Na maioria das vezes, esse sintoma surge após a ingestão de refeições. 

Outros sintomas são a distensão abdominal, fezes esbranquiçadas e uma coloração mais escura da urina. Muitas vezes, a pele também pode apresentar mudanças, tornando-se mais amarelada. 

Devido ao fato da adenomiomatose não apresentar sintomas na maioria das vezes, seu diagnóstico pode ser dificultado e, muitas vezes, ser descoberto por acaso em exames de rotina.

Porém, é muito importante comparecer a um médico especialista ao apresentar os sintomas listados acima. Para diagnosticar o problema, o profissional da saúde pode pedir uma ecografia, indicando nas imagens o espessamento da parede da vesícula, ou uma tomografia ou uma ressonância magnética, sendo essa a mais recomendada quando se há alguma incerteza sobre o diagnóstico.

Mas preste atenção: muitas pessoas correlacionam a adenomiomatose com câncer na vesícula, mas isso é um engano. Não há dados médicos concisos que demonstrem que a adenomiomatose esteja diretamente ligada ao câncer, por isso, o acompanhamento e diagnóstico médico é fundamental para a distinção dos dois problemas.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta