Sintomas da Esofagite | Quais são eles?
SINTOMAS DA ESOFAGITE

Sintomas da Esofagite | Quais são eles?

Os sintomas da esofagite são causados pela inflamação na mucosa do esôfago. Aliás, esse órgão muscular é o responsável pela condução do alimento da boca até o estômago.

Esse alimento, após penetrar no estômago, não deve retornar mais para o esôfago. Assim, em algumas situações o alimento e as secreções ácidas e biliares contidos no estômago retornam para o esôfago. Isso chama-se refluxo, a principal causa da esofagite.

Principais sintomas da esofagite

Entre os desconfortos estão a azia, ou sensação de queimação, que origina-se na região do estômago e pode alcançar até a garganta.

Outro sintoma de esofagite é a dor aguda no peito, sendo que sua manifestação e´tão forte que pode ser confundida com as dores com origem no coração. É comum que seja confundida até mesmo com a dor no infarto do miocárdio.

Além destes sinais, a esofagite também pode causar vômitos, deixar a boca com gosto amargo e provocar mau hálito. Assim como ocasionar rouquidão, tosses e dores de garganta.

Como aliviar os desconfortos

Para aliviar os sintomas da esofagite, algumas medidas podem ser úteis, entre elas:

• Evitar deitar-se logo após ingerir as refeições;
  • Alimentar-se em porções menores, com um intervalo menor entre as refeições;
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas e gaseificadas, uma vez que o gás estimula o aumento da pressão intragástrica. Também é recomendado evitar café, e os chás preto e mate;
  • Procurar manter o peso ideal, de acordo com o IMC (Índice de Massa Corpórea)
  • Evitar consumir alimentos muito gordurosos ou condimentados e molhos ou frutas ácidas;
  • Buscar manter uma rotina com atividades físicas regulares;
  • Evitar fumar
  • Não usar roupas muito apertadas, já que estas contribuem para o aumento da pressão intra-abdominal

Orientações

O objetivo deste artigo é meramente informativo, não servindo como substituto a uma consulta. Então, ao sentir qualquer sintoma de desconforto após ingerir alimentos ou bebidas, evite automedicar-se e procure orientação médica o mais rápido possível.