A Pedra na vesícula, também conhecida como colelitíase, é uma doença muito comum que atinge cerca de 2 milhões de brasileiros por ano. Muito embora seu tratamento seja eficaz, se não tratada adequadamente pode levar a complicações graves, como a inflamação da vesícula, do pâncreas e infecção generalizada. Por conta disso, separamos hoje três sintomas que podem indicar pedra na vesícula e procurar atendimento médico para iniciar o tratamento.
Três sintomas que podem indicar pedra na vesícula
- Dor intensa no abdômen ou cólica biliar:
A cólica biliar é uma dor intensa que surge após as refeições. Ela costuma atingir o lado direito superior do abdômen e se intensifica após a primeira hora após a ingestão de alimentos, podendo se estender até 12 horas após.
Ela é causada pela obstrução do ducto que esvazia e vesícula biliar, também conhecido como ducto cístico. Essa obstrução é causada pela migração de uma das pedras. Na grande maioria das vezes a pedra retorna espontaneamente para o interior da vesícula e a dor se alivia após algumas horas. É o sintoma mais comum nas pessoas portadoras de de pedra na vesícula.
- Alteração na coloração das fezes e urina
A presença destes sintomas pode ser um indicativo de complicações da doença. A mais comum é a migração de uma pedra para os canais biliares principais que conduzem a bile para o interior do intestino.
A coloração amarronzada das fezes é conferida pela bilirrubina, um pigmento presente na bile. Quando a vesícula não consegue liberar a bile para o intestino, as fezes tendem a ficar mais claras.
Ao mesmo tempo, a não liberação da bilirrubina para o intestino promove o seu retorno para o sangue. Quando o sangue é filtrado pelos rins a bilirrubina é excretada na urina, conferindo uma coloração escura, muitas vezes chamada pelos pacientes de urina com cor de “Coca-Cola”.
- Pele e olhos amarelados – Icterícia
A coloração amarelada da pele e dos olhos é chamada de icterícia. Ela também indica excesso de bilirrubina no sangue.
Assim como as fezes pálidas e a urina escura, a icterícia é um sintoma que indica quadros mais graves, provavelmente com uma complicação causada pelas pedras na vesícula.
Esta condição é preocupante e requer atendimento médico.
Outros sintomas que podem indicar pedra na vesícula
As pedras na vesícula podem causar outros sintomas, porém eles são considerados inespecíficos. Isso significa que esses sintomas não são causados exclusivamente pelas pedras na vesícula. Existem diversas outras doenças do Aparelho Digestivo que produzem sintomas semelhantes. Compete ao especialista identificar essa situação e esclarecer a causa. Entre eles citamos: as náuseas, os vômitos, a sensação de plenitude (peso) abdominal após as refeições, a azia, a eructação e a flatulência.
Diagnóstico e tratamento da pedra na vesícula
Ao apresentar os sintomas relacionados acima, é recomendável agendar uma consulta com um médico e realizar alguns exames.
O diagnóstico de pedra na vesícula é feito por exames de imagens, como a ultrassonografia ou a ressonância magnética.
É importante que o médico decida o tratamento a ser seguido em cada caso, e se haverá necessidade de cirurgia ou não. Sem o tratamento adequado, as pedras na vesícula podem causar infecções na vesícula e nos ductos biliares e comprometer o pâncreas seriamente.