Trombose de veia porta – definição e causas
Trombose de veia porta - definição e causas

Trombose de veia porta – definição e causas

Trombose de veia porta – definição e causas. A trombose de veia porta (TVP) pode ser observada em uma variedade de contextos clínicos e, quando aguda, pode ser uma condição com risco de vida.

É uma das principais causas de hipertensão portal não cirrótica. A trombose de veia porta pode ser benigna e/ ou maligna (ou seja, tumoral) e é um achado crítico para candidatos à transplante de fígado, visto que pode até impedir o procedimento.

Continue hoje sua leitura para descobrir a definição e as causas para a trombose de veia porta.

Trombose de veia porta | O que é?

A trombose de veia porta é a formação de um coágulo sanguíneo no interior da veia porta, também conhecida como veia porta hepática. Essa veia permite que o sangue flua de diversos órgão do sistema digestório para o fígado. Uma trombose bloqueia parcialmente ou totalmente esse fluxo sanguíneo.

Embora uma trombose de veia porta seja tratável, ela pode ser fatal.

Diversos são fatores de risco para o desenvolvimento desta condição, incluindo:

• inflamação do pâncreas;
  • apendicite;
  • câncer;
  • contraceptivos orais;
  • cirrose do fígado;
  • doença hepática;
  • traumas ou lesões
  • Gravidez
  • Cirurgias

Sintomas da trombose de veia porta

Em muitos casos de TVP, o paciente apresenta poucos ou nenhum sintoma. Quando presentes, os sintomas mais comuns são:

• dor abdominal superior;
  • inchaço abdominal devido ao excesso de fluídos;
  • febre

Se o paciente apresentar uma trombose mais extensa, pode desenvolver hipertensão portal ou pressão alta dentro da veia porta.

Essa condição causa esplenomegalia (aumento do baço), devido ao acúmulo de sangue no interior do órgão.  Conforme o baço se expande, o número de células brancas é drasticamente reduzido, aumentando o risco de infecção.

A hipertensão portal também pode causar varizes (vasos sanguíneos anormalmente aumentados) no esôfago ou estômago. Esses vasos podem tornar-se sujeitos a episódios de sangramento.

Outros sintomas graves de trombose de veia porta incluem:

• coloração amarelada da pele (icterícia);
  • fezes com sangue ou escurecidas

Trombose de Veia Porta | Cuide-se!

A trombose de veia porta é uma doença grave.

Se detectada precocemente, a VTP pode ser tratável com procedimentos e tratamentos não invasivos. Trata-se de um diagnóstico difícil. Felizmente, a trombose de veia porta não é uma situação tão comum.