Trombose de veia porta – tratamento
Trombose de veia porta - tratamento

Trombose de veia porta – tratamento

Trombose de veia porta – tratamento. Diversos sintomas são suspeitos para a trombose da veia porta: sangramento de veias varicosas no esôfago, no estômago e baço dilatado. Também são suspeitas algumas condições clínicas, como as infecções no cordão umbilical e a apendicite aguda.

A ultrassonografia geralmente confirma o diagnóstico. Ela demonstra redução ou ausência do fluxo sanguíneo através da veia porta. Em alguns casos, a imagem por ressonância magnética (MRI) ou tomografia computadorizada (TC) é necessária.

Tratamento da Trombose de Veia Porta

O tratamento depende muito da causa inicial do coágulo sanguíneo.

As recomendações de tratamento se concentram na dissolução do coágulo sanguíneo ou na prevenção do crescimento  do mesmo.

Medicamentos

Para o tratamento da trombose aguda da veia porta, geralmente recomenda-se medicamentos trombolíticos. Esses medicamentos devem dissolver os coágulos sanguíneos formados. Para interromper o crescimento gradual do coágulo, os pacientes podem receber medicamentos anticoagulantes , como a heparina.

Nos casos mais graves, quando ocorre sangramento no esôfago, também podem ser utilizados  betabloqueadores, medicamentos que reduzem a pressão na veia porta e o risco de sangramento.

Outro medicamento é o ocetrotide. Esse medicamento também ajuda a reduzir a pressão na veia porta e o fluxo sanguíneo para o fígado.

Ligadura elástica

Também utilizada nos casos mais graves, com sangramento das varizes do esôfago ou do estômago.

Bandas elásticas especiais são inseridas ao redor das varizes através de uma endoscopia. A pressão exercida por elas estanca o sangramento.

Cirurgia

O tratamento cirúrgico é utilizado nos casos refratários e com hemorragia de repetição. Diversos são os procedimentos existentes, desde intervenções realizadas pelo radiologista e com a finalidade recanalizar a veia porta trombosada pela inserção de uma prótese vascular (stent) até procedimentos realizados pelo cirurgião e que desviam o fluxo sanguíneo ou reduzem a pressão na veia porta.

Em situações extremas o transplante hepático está indicado.

Conclusões sobre o tratamento de trombose de veia porta

A trombose da veia porta é uma doença grave.

Se detectada precocemente, o tratamento apresenta melhores taxas de sucesso e é realizado através de medicamentos e  procedimentos  pouco invasivos.

Em caso de dúvida, visite o profissional de saúde imediatamente.