Tumor de estômago: tratamento
tratamento tumor de estômago

Tumor de estômago: tratamento

O estômago é responsável pela fase inicial do processo de digestão. Funciona como um receptáculo dos alimentos ingeridos e secreta diversos sucos digestivos fundamentais para a absorção dos nutrientes.

O tumor de estômago geralmente ocorre quando células de seu revestimento interno, normalmente saudáveis, se multiplicam descontroladamente, formando um tumor. E este processo acontece lentamente. Também chamado de adenocarcinoma gástrico, esse tipo de tumor é difícil de diagnosticar porque a maioria das pessoas normalmente não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Outros tipos mais raros de tumor também podem se desenvolver.

O tumor de estômago tende a se desenvolver ao longo de muitos meses. Por esse motivo, muitas vezes não apresenta sintomas e não é diagnosticado até se espalhar para outras partes do corpo (metástases), tornando ainda mais difícil o tratamento.

Tumor de estômago | Tratamento 

As opções de tratamento para o tumor de estômago dependem do estágio do tumor  e da saúde geral do paciente.

Endoscopia

Cânceres muito pequenos, limitados ao revestimento interno do estômago, podem ser removidos por meio de endoscopia em um procedimento denominado ressecção endoscópica da mucosa.

O endoscópio é um tubo iluminado com uma câmera que passa pela garganta até o estômago. O especialista usairá utilizar ferramentas especiais para remover o câncer e uma margem de tecido saudável do revestimento do estômago.

Cirurgia

O tumor de estômago mais avançado porém ainda restrito ao órgão, sem metástases,  é tratado através de cirurgia.  O objetivo  é remover todo o câncer e uma margem de tecido saudável.

Podem ser realizadas a gastrectomia subtotal, cirurgia em que parte do órgão é removida, ou a gastrectomia total, quando todo o órgão é removido. Em ambos os casos, alguns tecidos circundantes e linfonodos também são ressecados.

Nos casos de câncer gástrico avançado, especialmente nas situações com metástases em que o estado geral do paciente ainda é relativamente preservado, a  remoção de parte do estômago pode aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.  Nesse caso, não é possível curar o  câncer.

Radioterapia

A radioterapia usa feixes de energia de alta potência para eliminar as células cancerosas. Os feixes de energia vêm de uma máquina que se move ao  redor do paciente que permanece deitado sobre uma mesa.

É utilizada em casos específicos e pode ser administrada  antes da cirurgia (radiação neoadjuvante) para reduzir  um tumor de forma que seja mais facilmente removido. A radioterapia também pode ser usada após a cirurgia (radiação adjuvante) para eliminar quaisquer células cancerosas que possam permanecer no local operado.

Em casos de câncer avançado, a radioterapia pode ser usada para aliviar os sintomas  causados pelo tumor.

Quimioterapia para tumor de estômago

A quimioterapia utiliza medicamentos citotóxicos para eliminar as  células cancerosas. Esses medicamentos atingem todo o corpo, eliminando as células cancerosas que podem ter se espalhado para além do estômago.

A quimioterapia pode ser administrada antes da cirurgia (quimioterapia neoadjuvante) para reduzir o volume do tumor e facilitar a sua remoção. A quimioterapia também pode ser usada após a cirurgia (quimioterapia adjuvante) para eliminar quaisquer células cancerosas que possam permanecer no corpo. A quimioterapia também pode ser utilizada de forma paliativa, sem outras formas de tratamento, nos casos  de tumores  avançados e com a finalidade dealiviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida

Drogas direcionadas

A terapia direcionada usa drogas que atacam anormalidades específicas dentro das células cancerosas ou que direcionam seu sistema imunológico para matar as células cancerosas (imunoterapia).

Os medicamentos usados para o tratamento do tumor de estômago incluem: Trastuzumabe, Ramucirumabe, Glivec, Sunitinibe, Regorfenibe.

Os medicamentos direcionados são frequentemente usados em combinação com os medicamentos convencionais da quimioterapia. Cuidados de suporte (paliativos)

Cuidados paliativos são cuidados médicos especializados que se concentram no alívio da dor e de outros sintomas de uma doença grave. Nessa situação não há possibilidade de cura e o tratamento visa somente melhor qualidade de vida.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta