Vantagens da cirurgia laparoscópica
cirurgia laparoscópica

Vantagens da cirurgia laparoscópica

Atualmente, muitas cirurgias podem ser minimamente invasivas ou realizadas com métodos laparoscópicos.

Existem muitos benefícios para esse tipo de procedimento, razão pela qual, muitos cirurgiões têm optado esse método em vez de uma cirurgia mais tradicional.

Mas, o que é cirurgia laparoscópica?

A cirurgia laparoscópica é diferente dos métodos tradicionais de cirurgia. Elas são realizadas através de várias pequenas incisões em vez de uma grande.

Uma das incisões é usada para inserir o laparoscópio que é um instrumento de fibra ótica com uma câmera e um sistema de iluminação acoplado. As imagens feitas com o laparoscópio são projetadas em um monitor, permitindo ao cirurgião executar as tarefas necessárias através das outras pequenas incisões nas quais são inseridos os instrumentos.

Na medicina moderna, existem muitas cirurgias que podem ser feitas pela via laparoscópica. Essas cirurgias podem ser usadas para diagnosticar, reparar ou remover elementos corporais danificados ou causadores de problemas. Muitas das cirurgias estão na região abdominal, mas o método pode ser usado em outras áreas do corpo.

Das cirurgias laparoscópicas mais comuns realizadas estão:

  • a remoção da vesícula biliar ou colecistectomia;
  • a remoção do apêndice ou apendicectomia;
  • o tratamento do refluxo;
  • a reparação das hérnias;
  • as cirurgias exploratórias;
  • a remoção de tecido cicatricial;
  • a remoção de tumores abdominais;

Quais as vantagens desse tipo de procedimento?

Existem muitas vantagens da cirurgia laparoscópica em comparação com a cirurgia tradicional, que é realizada através de grandes incisões.

Os pacientes sentem muito menos desconforto e requerem menos medicamentos para a dor. Além disso, são capazes de levantar e deambular precocemente logo após a cirurgia. Por isso são menos propensos a complicações como a pneumonia, a atelectasia pulmonar e a trombose venosa profunda. Também são capazes de beber e comer mais cedo do que nas cirurgias tradicionais.

Nas cirurgias tradicionais, onde são utilizadas grandes incisões, os pacientes geralmente ficam muito restritos em relação às suas atividades e esforços físicos após a alta. O objetivo é evitar o desenvolvimento de hérnia no local da incisão. As hérnias raramente ocorrem nas pequenas incisões laparoscópicas e  os pacientes podem retornar às suas atividades e se exercitar muito mais cedo. Eles também são menos propensos a desenvolver infecções e outras complicações como o seroma. Por fim, as cicatrizes ficam menos aparentes com grande benefício estético.

Atualmente, muitos dos procedimentos laparoscópicos são realizados em nível ambulatorial, ou seja, o paciente recebe alta no mesmo dia da internação. Em outros casos a alta ocorre após somente uma noite internado. Nas cirurgias tradicionais o tempo de internação pode ser de vários dias.

Tipos de procedimentos que possuem vantagens da cirurgia laparoscópica

A maioria das cirurgias são realizadas atualmente pela via laparoscópica. As mais comuns são a remoção da vesícula biliar, do apêndice, do baço e o tratamento de diversos tumores. Também o reparo das hérnias, o tratamento do refluxo e da obesidade.

Embora, é claro, a maioria dessas operações possa ser realizada com segurança por pequenas incisões, os pacientes e seus médicos precisam estar preparados para a possibilidade de conversão da cirurgia laparoscópica para a via aberta, tradicional. Isso pode ocorrer devido a situações e problemas inesperados encontrados durante a operação. Como  exemplo citamos as variações anatômicas, o sangramento, a infecção ou se, por qualquer motivo, o cirurgião achar que é a escolha mais segura.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Artigos relacionados

× Agendar consulta