Vesícula inflamada – conheça quais são os principais sintomas
Vesícula inflamada

Vesícula inflamada – conheça quais são os principais sintomas

Os sintomas de vesícula inflamada ou colecistite podem ser causadas pelos cálculos biliares. Neste quadro, os cálculos acabam por bloquear o canal em que a bile sai da vesícula. Com isso, o líquido que deve ficar armazenado temporariamente no órgão, acaba ficando retido ali indeterminadamente. Ou seja, na maioria das vezes a inflamação ocorre devido ao acúmulo de líquido na vesícula.

Em alguns casos, a complicação agravada pela presença de certas bactérias ou substâncias químicas presentes na bile. Este caso é mais delicado, já que pode apresentar graves complicações.

Há a hipótese, ainda, de que os sintomas de vesícula inflamada sejam decorrentes de outras doenças ou complicações. Como por exemplo danos ao órgão causados por cirurgias, queimaduras graves na região ou envenenamento sanguíneo. Bem como a desnutrição severa ou presença do vírus HIV/AIDS.

Sintomas de vesícula inflamada

Os sintomas de vesícula inflamada, ou colecistite, nem sempre se manifestam – sobretudo em bebês e idosos. Porém, quando se apresentam, são os seguintes:

• Dor aguda no lado direito do abdome
  • Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC
  • Sensação de náuseas
  • Vômitos frequentes
  • Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)
  • Emagrecimento.

Estes sintomas de vesícula inflamada se manifestam tanto na colecistite aguda quanto na crônica. Contudo, nesta última, os efeitos são menos intensos e mais regulares.

Episódios de febre alta, acompanhada de calafrios, leucocitose (taxa de leucócitos acima do normal) distensão abdominal com redução da peristalse (movimentos involuntários) podem representar formação de abscesso. Assim como gangrena ou até perfuração da vesícula biliar. Nestes casos, é preciso procurar atendimento médico imediatamente, pois é necessário realizar uma cirurgia de urgência.

A icterícia, por sua vez, pode indicar a coledocolitíase (cálculos no canal que drena o fígado). Também pode indicar a compressão externa do colédoco (duto formado pela junção dos canais hepático e cístico que vai até o duodeno) pela vesícula inflamada.

**Atenção**

Este artigo possui caráter meramente informativo, não substituindo de forma alguma uma consulta médica.

Portanto, se você desconfia estar sofrendo dos sintomas de vesícula inflamada, entre em contato e agende atendimento especializado. Assim, é possível identificar o diagnóstico correto do seu caso e realizar o tratamento adequado.