O volvo de sigmoide é uma condição médica grave que ocorre quando o cólon sigmoide, a parte do intestino grosso mais próxima do reto, se torce sobre si mesmo. Logo, essa torção causa uma obstrução que impede o fluxo normal dos resíduos pelo sistema digestivo. Dessa forma, pode levar a complicações graves se não for tratada rapidamente. Neste post, discutiremos os sintomas, causas e tratamentos disponíveis para o vólvulo sigmoide.
Quais são os sintomas do Volvo de Sigmoide?
Um dos sintomas mais comuns do volvo de sigmoide é dor abdominal repentina ou gradativa. Além disso, outros sintomas incluem inchaço, náuseas, vômitos e incapacidade de eliminar gases ou fezes. A princípio, se não tratado, o quadro se agrava e causa perfuração do intestino ou infecção, o que pode ser fatal. Ou seja, o volvo de sigmoide é considerado uma urgência médica. Dessa forma, os pacientes geralmente procuram um serviço de emergência quando os sintomas ocorrem.
O que causa o Volvo de Sigmoide?
O volvo de sigmoide é mais comum em idosos e em indivíduos com constipação crônica ou distúrbios neurológicos. Além disso, outros fatores incluem um cólon sigmoide longo ou redundante e histórico de problemas intestinais.
Opções de Tratamento
Se diagnosticado precocemente, trata-se o volvo de sigmoide através de um procedimento chamado retossigmoidoscopia, que desfaz a torção do cólon. Trata-se de um procedimento endocópico, minimamente invasivo. No entanto, em casos mais graves, ou se o intestino estiver danificado, realiza-se uma cirurgia para remover a parte afetada do cólon. Ainda, em alguns casos, uma colostomia temporária ou permanente está indicada.
Se você apresentar algum sintoma de volvo de sigmoide, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente. Dessa forma, o diagnóstico e tratamento precoces podem prevenir complicações graves e garantir uma recuperação completa.
Entender os sintomas e riscos pode ajudar você a proteger melhor sua saúde digestiva.